Plano de Aula | Multimídia | Glossário

Olá Visitante 

Copa 2010

O desafeto na escolha de Dunga

14/06/10

Dunga

Brasil estreia nesta terça com Seleção em descrédito. Saiba mais sobre o esporte que é paixão nacional, conheça os jogos com bola que eram praticados há milênios e acesse vídeos de curta duração de histórias do futebol

Carolina Lopes e Milena Oliveira

A Seleção Brasileira do técnico Dunga entra em campo na próxima terça-feira (15/06), contra a Coreia do Norte, com a missão não só de ganhar, mas também de encantar. Não é novidade que o técnico brasileiro desagrada a uma boa parcela de torcedores e até mesmo especialistas em futebol, mas a convocação no último mês só aumentou a pressão sobre o ex-jogador.

Entre as principais críticas, a falta de jogadores jovens – como Neymar e Paulo Henrique Ganso, duas das principais revelações nacionais –, assim como a decisão do técnico de deixar de fora jogadores de peso, como Ronaldinho Gaúcho e Adriano. A escolha foi justificada. Em entrevista coletiva, Dunga afirmou que o comprometimento profissional dos jogadores foi critério decisivo para a escalação do time. Mesmo assim não foi absolvido pelos torcedores.

Considerada uma escolha conservadora, a lista do técnico Dunga não deu espaço para a ousadia e a criatividade. No entanto, apesar das críticas, especialistas não descartam uma possível vitória na Copa do Mundo de 2010. “Dá para ganhar o hexa como se ganhou o tetra. Mas será sofrido e, provavelmente, chato”, afirmou o jornalista Juca Kfouri em seu blog.

Polêmica envolvendo o futebol em geral é rotina no esporte. Mas em época de Copa do Mundo tudo se agrava. O país fica ainda mais verde-amarelo, o patriotismo fica à flor da pele, torcedores de todos os cantos do país param para ver a bola rolar. E, a despeito de todos os problemas, torcem para que a seleção seja campeã. Este ano não será diferente, mesmo com uma Seleção em descrédito, afinal, a Copa do Mundo 2010 já começou.


A bola rola há milênios


Para os pequenos: livro infantil ilustrado conta a história da Seleção
Embora o brasileiro tenha um jeitinho todo especial de jogar futebol, descobertas arqueológicas revelaram a existência de um jogo de bola praticado com o pé há milênios, no Egito e na Babilônia. Ainda em 2.600 a.C, um jogo similar ao futebol denominado tsu-chu era praticado pelos chineses. Mais ou menos nessa época, praticava-se também no Japão o kemari, cujo objetivo principal era não deixar a bola cair no chão. É claro que esses esportes estão muito longe do futebol praticado hoje, mas mostra como é antiga a origem de atividades com o uso dos pés.

Já no Brasil, o ano de 1894 é considerado como o marco inicial do futebol no país. Na época, Charles Miller, filho de ingleses radicados em São Paulo, voltou da Inglaterra trazendo na bagagem duas bolas de couro e um uniforme completo de futebol. Em abril de 1895, organizou duas equipes de empregados
Caça-palavras ensina termos do futebol em inglês
ingleses das companhias de gás e transporte ferroviário para a disputa de um jogo.

A iniciativa teve grande êxito. Em pouco tempo foram fundados diversos clubes de futebol na capital paulista: o São Paulo Athletic, o Germânia, o Mackenzie e o Internacional. Em 1901, foi criada a Liga Paulista de Futebol e, no ano seguinte, realizou-se o primeiro Campeonato Paulista, conquistado pelo São Paulo Athletic.

Conheça mais ocorrências dos primórdios do esporte em outras partes do mundo clicando aqui.


Dicas de especialistas para aproveitar o tema Copa do Mundo em aula


Conceitos de matemática podem ser aplicados no futebol

Copa do Mundo em literatura e língua portuguesa
Glossário do futebol para discutir a origem de palavras e termos


A anatomia dos craques

Você já parou para pensar a quantidade de músculos que os atletas usam durante a atividade esportiva? No futebol, as partes mais utilizadas do corpo correspondem às pernas, joelhos e pés. Os músculos do abdômen e das costas têm um papel igualmente importante na prática deste esporte. Quando estes músculos são fortalecidos, o desempenho dos atletas melhora significativamente devido ao aumento de força e de resistência. Conheça um pouco da anatomia humana clicando aqui.



A profissionalização do esporte


Quanto valem as seleções da Copa do Mundo 2010?
Não é de hoje que o futebol brasileiro superou o jogo tipicamente calcado em belos dribles e na ginga típica de nossos craques e se profissionalizou. O esporte que é paixão nacional está se profissionalizando de tal maneira que já ganhamos até uma Universidade Aberta do Futebol Brasileiro.

A plataforma virtual foi criada há sete anos com o objetivo de integrar a comunidade do futebol,
Beleza do esporte pode ser discutida em artes
oferecendo rico material de pesquisa tanto para capacitar profissionais que já atuam no mercado de trabalho quanto os que desejam entrar para o restrito nicho.

Segundo levantamento da Universidade, o mercado de trabalho que envolve o esporte já tem espaço para quase 50 profissões ligadas ao futebol. Conheça essas profissões do futuro clicando aqui e conheça mais de perto a profissão de técnico de futebol.



Mergulhe no universo do futebol com esses divertidos vídeos que relembram momentos históricos do esporte e outras histórias imperdíveis!


Um Torcedor Brasileiro na Copa
Memórias de um parceiro de Mané Garrincha e Pelé
Histórias de infância de Pelé nos campos de terra de Bauru
Jogadores mexicanos relembram o Tri mundial do Brasil na copa de 1970

Conheça a equipe do Jornalismo Educativo


Tags da matéria
2010, adriano, áfrica do sul, brasil, brasileira, convocação, copa, Copa do Mundo, dunga, futebol, ganso, neymar, ronaldinho, seleção

Matérias Relacionadas

Compartilhe:
  Gostaria de acompanhar esta e outras notícias relacionadas!

Comente






restam 500 toques




Rodrigo Furno - 16.06.2010

Bela matéria!! E acorda Dunga!! Vamos colocar um time que toque a bola e ataque mais!!



Tags
  Corrupção no DF Pré-sal santos dumont independência do brasil lula amazônia militar francês espaço aéreo soberania nacional caça rafale efeito estufa gases poluentes quioto Aquecimento Global clima mudanças climáticas COP-15 distrito federal arruda  
Notícias relacionadas
Convocados de Dunga vivem altos e baixos
A convocação que se temia
Para jornalista, lista de Dunga tem 18 que são indiscutíveis
Pelé entende convocação brasileira de Dunga



Proposta | Expediente | Fale conosco | Cadastre-se